quinta-feira, 12 de julho de 2007

the Argonath



In J. R. R. Tolkien's fantasy novel The Lord of the Rings, the Argonath, also known as the Gate of Kings or the Pillars of the Kings, is a monument comprising two enormous pillars, carved in the likenesses of Isildur and Anárion, standing upon either side of the River Anduin at the northern approach to Nen Hithoel. It was originally constructed about T. A. 1240 at the order of Rómendacil II[1] to mark the northern border of Gondor, although the realm was greatly diminished in size by the time the Fellowship of the Ring passed the Argonath on February 25, 3019. Each of the two figures was shown wearing a crown and a helm, with an axe in its right hand and its left hand raised in a gesture of defiance to the enemies of Gondor.[2]

In Peter Jackson's movie The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001), one of the statues holds a sword, and their arms are outstretched. This imagery was displayed prominently in one of the posters that advertised the film in the United States.[3]

To create the Argonath, the filmmakers used two large and highly detailed models which were combined with live-action footage of the Kawarau River and Mavora Lakes[4] and digital backgrounds to convey the proper sense of scale. Also seen in the movie is the quarry near one of the statues' feet, which the filmmakers reasoned would be necessary to provide stone blocks for the construction of the statues' uppermost sections.


Anárion depicted in the Argonath, as seen in The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001)




Isildur depicted in the Argonath, as seen in the same movie

Universo Marvel (X-Men)


X-Men é uma série de histórias em quadrinhos norte-americana publicada pela Marvel Comics, e também uma franquia de produtos derivados, no cinema, na televisão, em brinquedos e em videogames. A revista mostra elementos típicos de histórias de super-heróis e temas como racismo, responsabilidade e política.

Criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, a série atingiu o auge de vendas e popularidade na década de 1980, com o arco de histórias "A Morte da Fênix (no Brasil - A Saga da Fênix Negra)", escrita por Chris Claremont e John Byrne.

A revista inaugurou o surgimento dos mutantes no Universo Marvel: indivíduos portadores de mutações genéticas que lhes conferem habilidades extraordinárias. Pessoas comuns geralmente nutrem preconceito contra eles. Os X-Men são um grupo desses indivíduos que tenta proteger e reconciliar mutantes e pessoas comuns.

As histórias dos X-Men contam com personagens de diversas etnias, sendo talvez a revista em quadrinhos mais multicultural. Este aspecto foi introduzido quando o título, que havia sido cancelado, foi retomado nos anos 1970. Esta abordagem foi uma tentativa não disfarçada de tornar os personagens populares também no exterior. Perpetuou-se e aprofundou-se a medida que o passado dos seus personagens era abordado, e devido ao fato dos X-Men atuarem numa área cada vez mais ampla, sendo até hoje característica da equipe.

Também freqüentes nos roteiros de X-Men são as participações de personagens vindos de futuros e realidades alternativas. Embora seja um clichê comum à maioria dos quadrinhos da Marvel e DC, este tipo de personagem não costuma ser reutilizado, não passando de figurantes em histórias espaçadas. Os X-Men são uma exceção, contando com membros efetivos nativos de mundos paralelos, como Rachel Summers, Bishop e Cable.

O nome da equipe vem do fato dos mutantes possuírem o "gene Fator-X" e o singular de X-Men é X-Man.