quinta-feira, 12 de julho de 2007

Universo Marvel (X-Men)


X-Men é uma série de histórias em quadrinhos norte-americana publicada pela Marvel Comics, e também uma franquia de produtos derivados, no cinema, na televisão, em brinquedos e em videogames. A revista mostra elementos típicos de histórias de super-heróis e temas como racismo, responsabilidade e política.

Criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, a série atingiu o auge de vendas e popularidade na década de 1980, com o arco de histórias "A Morte da Fênix (no Brasil - A Saga da Fênix Negra)", escrita por Chris Claremont e John Byrne.

A revista inaugurou o surgimento dos mutantes no Universo Marvel: indivíduos portadores de mutações genéticas que lhes conferem habilidades extraordinárias. Pessoas comuns geralmente nutrem preconceito contra eles. Os X-Men são um grupo desses indivíduos que tenta proteger e reconciliar mutantes e pessoas comuns.

As histórias dos X-Men contam com personagens de diversas etnias, sendo talvez a revista em quadrinhos mais multicultural. Este aspecto foi introduzido quando o título, que havia sido cancelado, foi retomado nos anos 1970. Esta abordagem foi uma tentativa não disfarçada de tornar os personagens populares também no exterior. Perpetuou-se e aprofundou-se a medida que o passado dos seus personagens era abordado, e devido ao fato dos X-Men atuarem numa área cada vez mais ampla, sendo até hoje característica da equipe.

Também freqüentes nos roteiros de X-Men são as participações de personagens vindos de futuros e realidades alternativas. Embora seja um clichê comum à maioria dos quadrinhos da Marvel e DC, este tipo de personagem não costuma ser reutilizado, não passando de figurantes em histórias espaçadas. Os X-Men são uma exceção, contando com membros efetivos nativos de mundos paralelos, como Rachel Summers, Bishop e Cable.

O nome da equipe vem do fato dos mutantes possuírem o "gene Fator-X" e o singular de X-Men é X-Man.

Nenhum comentário: