quarta-feira, 25 de julho de 2007

O Livro de Mórmon


O Livro de Mórmon é uma outra testemunha de que Jesus Cristo viveu realmente, e que foi e é o Filho de Deus. Ele contém os escritos de antigos profetas. Um deles, Leí, viveu em Jerusalém perto de 600 A.C.Deus mandou que Leí levasse um pequeno grupo de pessoas para o continente americano. Ali, eles se tornaram uma grande civilização.

Deus continuou a chamar profetas entre essas pessoas. O Livro de Mórmon é uma coleção de escritos de seus profetas e registradores. Ele recebeu o nome de Mórmon, um dos últimos desses profetas antigos.

Esses profetas conheciam o plano do Pai Celestial para Seus filhos e a missão de Jesus Cristo. Eles registraram que Cristo apareceu aos povos da América depois de Sua Ressurreição, Ele lhes ensinou Seu evangelho e formou Sua Igreja entre eles. O livro contém os ensinamentos de Jesus Cristo, testificando a respeito de Sua Expiação e Seu amor. Ele apóia e confirma a Bíblia.

O Livro de Mórmon termina com uma grande promessa de que aqueles que o lerem e orarem sinceramente a seu respeito, podem saber, pelo Espírito Santo que ele é verdadeiro (Morôni 10:4).


Receba um Livro de Mórmon gratís no numero ....

3238-7940

Gil-galad


Sexto e último dos Altos Reis dos Noldor. O único filho de Fingon, Gil-galad nasceu no fim da Primeira Era, e era ainda criança no tempo da Dagor Bragollach; seu pai o mandou então para Círdan por questão de segurança quando Morgoth quebrou o Cerco de Angband durante a batalha.

Fingon estava perdido na Nirnaeth Arnoediad, mas a coroa passou para Turgon, tio de Gil-galad que reinava em Gondolin(provavelmente por causa da juventude de Gil-galad naquela época). Quando Gondolin estava perdida, Gil-galad recebeu o título de Alto Rei dos Noldor.

Ele então residiu com os Exilados (sobreviventes à queda de Gondolin) o restante da Primeira Era.

Depois da destruição de Beleriand durante a Guerra da Ira, Gil-galad fundou o reino de Lindon, localizado a noroeste da Terra-média, entre as Montanhas Azuis e o Grande Mar. Lá ele e seu povo prosperaram, até que Sauron retornou; primeiramente ele veio até Lindon sob a forma de Annatar, Senhor dos Presentes, mas Gil-galad e Elrond o rejeitaram. Logo depois o Um Anel foi forjado e logo a Guerra entre os Elfos e Sauron começou na Terra-média.

Após a queda de Númenor, Elendil e seus filhos vieram a Terra-média e formaram uma aliança com Gil-galad, "A Última Aliança de Elfos e Homens". Eles marcharam rumo a Mordor e sitiaram Sauron em sua Torre Negra.

Sauron foi derrotado, mas Gil-galad encontrou a morte durante a batalha.

Existem muitas dúvidas acerca da linhagem a que pertence Gil Galad; muitos sustentam que ele não era filho de Fingon, mas sim de Orodreth, casado com uma donzela Sinda desconhecida, o que tornaria a explicação sobre não ter herdado a coroa do pai mais razoável: Uma vez que na casa de Fingolfin o mais velho era Fingon, o mesmo herdou a coroa de seu pai, e não tendo descendência, passou a mesma a seu irmão, Turgon de Gondolin. Tendo em vista que dentre os elfos as filhas não herdavam nem transmitiam o poder, a dignidade de rei supremo passou a casa de Finarfin, a mais jovem dentre os príncipes de Tirion. Como Angrod, Aegnor, Finrod Felagund estavam mortos, e Galadriel não podia herdar a coroa, ela passou a Ereinion Gil Galad, filho de Orodreth, filho de Aegnor.


[